Rio Grande do Sul (roteiro de 3 dias fora da serra Gaúcha)
Desde que convivi com alguns Gaúchos durante o intercambio fiquei super curiosa em conhecer o território Sul do Brasil, então me aproveitei da oportunidade de participar do Congresso Nacional e Internacional de Biomedicina em Bento Gonçalves para conhecer o estado do Rio Grande do Sul.
Dividi este post em duas partes, compartilhando lugares legais que podem ser visitados fora da serra gaúcha (que é sempre o lugar obvio quando trata-se de turismo no Sul) mas também um post sobre o turismo na serra, que sem dúvidas é parada obrigatória do estado.
Rio Grande do Sul localizado na Região Sul do Brasil, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre. O Rio Grande é um estado com vastas opções de turismo, recebendo anualmente cerca de 2,0 milhões de turistas de fora do país.
As praias do litoral norte nas cidade de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado, esta última apresentando falésias. As serras atraem milhares de turistas todos os anos, no inverno e verão. No inverno, os turistas visitam a serra gaúcha juntamente com Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas baixas, muitas vezes negativas e com a possibilidade de queda de neve.
Roteiro turístico no Rio Grande do Sul
Bom, para iniciar o roteiro vão algumas dicas, apesar de ter visitado o sul próximo ao final do ano, as passagens não foram tão caras a dica é ficar de olho nas promoções do viajando barato pelo mundo. A cidade de Porto alegre dispõe de vários hostels, recomendo o Casa Azul (para quem gosta de lugares super badalados) que fica na cidade baixa, numa das principais avenidas cheia de bares e baladas. Para quem deseja algo um pouco mais tranquilo eu recomendo o Solar 63 que é super organizado, acolhedor e com decoração aconchegante, todos são muitos gentis e o lugar tem uma vibe legal.
Dia 1: Porto Alegre
- Rua da praia
- Praça Alfandega
- Memorial do Rio Grande do Sul e museu da arte
- Casa de cultura Mario Quintana
- Igreja das dores
- Praça da matriz
- Catedral Metropolitana
- Teatro São Pedro
- Mercado Público de Porto Alegre (Aproveite para comprar ervas)
- Usina do gasômetro
Dia 2: Porto Alegre
- Cidade baixa
- Parque da redenção
- Rua Gonçalo de Carvalho (A rua mais bonita do mundo)
- Estádio Beira Rio / Arena do grêmio
- Fundação Iberê Camargo
- Guaíba (aproveite o pôr-do-sol)
- Bairro Moinhos de vento (um bairro primeira classe de PoA, aproveite o shopping moinhos, é um lugar perfeito para jantar e tomar uma bebida)
Aproveite para comer o famoso Xis (um tipo de hambúrguer gigante)
Dia 3:
Você pode optar por conhecer algumas cidades ao redor de Porto Alegre
- Santa Cruz do sul (Terra de Alemão, onde é celebrado o maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul)
ou
- Igrejinha (visite o Ecoland para relaxar)
ou
- Novo Hamburgo (Fazer compras seria ideal principalmente de calçados)
ou
- Três coroas (aproveite para visitar o templo budista)
Casa de Cultura Mario Quintana
Beira Rio
Rua Gonçalo de Carvalho
Arco da redenção
Com tudo isso, sabemos que é possível visitar vários lugares fora da serra Gaucha, no próximo post compartilho um roteiro de passeios imperdíveis na Serra Gaucha a partir de PoA.
Comentários
Postar um comentário