Curitiba/PR - Roteiro Turístico

Este ano não tem sido fácil viajar, mas sempre que há uma "brechinha" eu aproveito a oportunidade.
Junho é um mês super festivo aqui em Pernambuco (haverá um post sobre as festas juninas em breve). Tive que me organizar bem pra poder fazer um viagem de aniversário (não poderia querer outro presente) e conciliar com as delicias de festejar o "Maior e melhor São João do Mundo".
Escolhi fazer  um pequeno mochilão pelo Sul, dividirei em vários post para compartilhar cada detalhe desta viagem.

Primeiramente viajei por cidades do Paraná e Santa Catarina e só depois visitei foz do Iguaçu e proximidades. Vamos então mergulhar comigo nas memorias desta viajem louca.

Curitiba é sem dúvidas uma das cidades urbanamente mais desenvolvidas do Brasil servindo de modelo para muitas outras pela organização, limpeza e sistema de transporte público (que é referência mundialmente). A maioria das atrações para serem visitadas por turistas estão relacionadas diretamente com a natureza, com arborização e pela arquitetura da cidade.

Minha sugestão se a viagem for curta é iniciar o primeiro dia com o ônibus turístico que passa por 25 pontos de interesse (possui sistema de áudio em Inglês e Espanhol). O ponto inicial é na praça Tiradentes. marco zero da cidade (é possível embarcar e desembarcar em qualquer ponto, o tour completo dura 2h30 com direito a descer e fazer apenas quatro embarques). Se esta for sua preferencia, sugiro usar as paradas: Jardim botânico, Museu Oscar Niemeyer (de onde é possível conhecer o bosque do Papa e o memorial polonês), Ópera de Arame e Parque Tanguá.

Se a viagem for mais longa ou se estiver de carro pode visita muitos lugares, sugiro dividir em:
- Passeio ecológico
- Arquitetura
- Centro histórico
- Passeio gastronômico

Passeio Ecológico: Vale garantir logo no primeiro dia a ida para o Jardim botânico que é o cartão postal da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil. Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico foi construído inspirado nos famosos jardins franceses. O local conta com uma estrutura metálica que abriga espécies botânicas que atraem milhares de turistas diariamente ao local, você pode ver exposições e visitar a biblioteca e auditório localizados em seu museu.

Jardim Botânico de Curitiba/PR

Os parques e jardins da cidade foram em sua maioria construídos por colonizadores europeus de onde é possível sentir a energia positiva da cidade. O Parque Tingui tem um estilo bem gótico possui um igreja com arquitetura Ucraniana que hoje é memorial com um belíssimo jardim (só o percurso até o parque já um passeio pois o bairro é muito bonito e arborizado). 

Parque Tingui e Memorial Ucraniano

Próximo dali não deixe de visitar o Parque Tanguá de onde é possível aproveitar uma das mais belas vistas da cidade, com uma arquitetura belíssima e jardim com fonte super bem elaborados. Se preferir ir pela manhã é possível explorar um espaço com mirante, trilhas, jardins, cachoeiras e caminhada. Além disso, dá pra descer a Serra do Mar com o famoso passeio de trem durante três horas passando por 15 pontes e 14 tuneis na serra da Mata Atlântica (infelizmente se seu tempo for curto, vai ter que pular esse passeio, mas não deixe de visitar o parque).


Parque Tanguá

Se tiver tempo, ainda existem outros parques na cidade que dá pra relaxar e fazer uma caminhada como o Parque Barigui, ou Bosque Alemão que fica situado no Jardim Shaffer, é possível tirar fotos da oratória de Bach e da torre dos filósofos, que possui 15 metros de altura, com estrutura em troncos de eucalipto. Outro belo bosque é o bosque de Portugal localizado no jardim social com 20,85 mil m² de área verde.

Bosque Alemão

Passeio pelos prédios arquitetônicos da cidadeSugiro um dia para um passeio mais dedicado a arquitetura começando pelo o Museu Oscar Niemeyer. Localizado na rua Marechal Hermes, o MON, como é conhecido, foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. 

MON

Outro lugar belíssimo que também é cartão postal da cidade é a Ópera de Arame inaugurado em 1992 tem capacidade para 2.400 pessoas e um lindo teto de policarbonato todo transparente, palco de 400m² que recebe atrações regionais, nacionais e internacionais.

Ópera de Arame

Passeio pelo centro histórico: Rua 24 horas, Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, Museu Paranaense, Ruínas de são Francisco e Praça João Cândido, Palácio Garibaldi, relógio das flores, solar do Rosário, fundação cultura Palacete Wolf. Seguindo a caminhada visite o Largo da Ordem e igreja da ordem, Memorial Curitiba, Igreja do Rosário, Igreja de São Francisco das Chagas, Memorial Árabe e praça Khalil Gibran. Não deixe de conhecer o Passeio publico e o teatro Guaíra.Se desejar e tiver tempo há ainda o Paço da liberdade, Praça Tiradentes, catedral metropolitana, rua das flores e bondinho da leitura, palácio da avenida e solar do Barão.

Centro histórico

Bondinho XV de Novembro

Largo da ordem (fonte: internet)

Passeio gastronômico: Bairro Santa Felicidade é o lugar para aproveitar restaurante e conhecer vinicolas! também pode ir ao mercado municipal e visitar várias cervejarias da cidade, eu recomendo o bar do alemão que é super tradicional, não deixe de ir também no Hard Rock Curitiba o único no Brasil, como fui no dia do meu aniversário ganhei cortesia e estava simplesmente maravilhosos o sorvete.

Bar do Alemão

Bar do Alemão



Birthday party

Bom, Curitiba é uma cidade muito completa, é possível conhecer de tudo um pouco, a qualidade de vida na cidade é invejável principalmente pra mim que sou de Recife né?!
Mas vida que segue. . 
Vale muito apena conhecer e aproveitar bastante, no período que fui (junho) estava bem frio e até choveu bastante mas não atrapalhou os passeios!
Boa viagem!


Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas

Megalomania Pernambucana

Santa Catarina - Roteiro turistico