O que visitar em Foz do Iguaçu além das Cataratas?

Todo mundo sabe que atração principal de Foz do Iguaçu são as cataratas né?
Mas neste post vou provar pra você que um passeio em Foz pode ser ainda mais completo, já que os parques das cataratas são uma atração imperdível para todos os gostos (confira o porquê no próximo post).

Eu passei dias e dias montando o meu roteiro, visto que eu tinha pouquíssimo tempo para conhecer a região, mas isso não me impediu de visitar tudo, mas tudo mesmo que a cidade tinha a ofertar...  como vocês ja sabem fiz um mochilão por várias cidades no sul (veja os post anterior). Então agora compartilho com vocês meu roteirinho e fotos da viagem inesquecível para Foz.

Foz do Iguaçu é uma cidade. . . .

Para quem deseja ganhar tempo uma boa opção é o city tour em Foz, este passeio custa cerca de 60,00 e passa pelos pontos turísticos que eu super indico na cidade. Eu fiz tudo de transporte coletivo mesmo, perdi bastante tempo,mas economizei bastante e conheci tudo ao meu tempo, nessa andada conheci muitos mochileiros e turistas que faziam o mesmo percusso e assim ganhei vários companheiros de passeio,  agora vamos deixar de conversa e vamos conhecer os lugares né?

1- Templo Budista

O lugar fica meio afastado do Centro, mas é fácil chegar lá de carro se for de ônibus aproveiteo caminho pra Usina de Itaipu, que fica lá pertinho. A entrada é gratuita, mas lembre-se que segunda feira o templo é fechado.

O lugar é cheio de paz, disso não há dúvidas, quem adora conhecer sobre culturas e religiões este é um prato cheio, além de bonito e bem decorado a energia é contagiante para iniciar um dia de turismo.

Good vibes 

O templo foi construído em 1996 por comunidades chinesas, o lugar é praticamente um jardinzão apesar de modesto existem mais de 120 estátuas com destaque para o buda bem no meio do espaço verde. 

Estátua de Buda

O lugar é super bem cuidado e você vai gastar cerca de uma hora no lugar apreciando, fotografando e sentindo a vibe, uma informação importante é que só é possível fotografar do lado de fora, fique atento e respeite as regras.

O templo

De maneira geral o passeio vale a pena, mas pra mim que sou a louca multicultural achei que faltou um guia pra nos direcionar e nos contar mais sobre o local e a religião pra despertar maior interesse e tornar a visita ainda melhor.

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3524-5566
Horário: de terça a domingo das 9h30 às 16h30
Ingressos: entrada gratuita
Como chegar:  De transporte público você pode pegar o ônibus 103 no Terminal de Transporte Urbano (TTU) no Centro de Foz.


2- Mesquita Islâmica


Ainda seguindo a vibe cultura e religião não dá pra deixar de conhecer a mesquita muçulmana, o lugar é bem menos decorado e nada de jardins, apenas um prédio religioso onde acontecem reuniões e orações. A mesquita é muito bonita dentro, mas fotografar também não é uma ideia legal, o lugar é sagrado e é possível obter muitas informações sobre religião, até um resumo do alcorão eles disponibilizam (eu tenho um alcorão gente, foi um presente maravilhoso de um amigo Árabe que me trouxe direto dos Emirados).

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab 

A mesquita foi inaugurada em 23 de março de 1983 e no local também funciona a escola Árabe Brasileira e o Centro cultural beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu. Para visitar o interior da mesquita que por sinal é bem restrita, nós mulheres precisar nos cobrir em sinal de respeito e todos precisamos retirar os sapatos, só uma dica né pra não fazer feio na viagem.
Riqueza de detalhes no interior da mesquita

A visita a mesquita também vale muito a pena, é possível assistir palestras, questionar e obter informações sobre a religião Islâmica, pra mim nada novo porque já sou familiarizada com o tema mas com toda certeza vale participar e conversar com os responsáveis pelo lugar.

Mesquita de Foz do Iguaçu
Rua Meca, 599, Jardim Central
Horario de visita: segunda a sabado das 9has 12h e das 14h as 18h agende sua visita previamente a entrada é gratuita.
Telefone: 045-3573-1126

3- Marco das três fronteiras

O Marco das Três Fronteiras já era um dos principais pontos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, onde encontram-se os rios Iguaçu e Paraná, porém mais do que isso, encontram-se três grandes nações da América do Sul: Argentina, Brasil e Paraguai. O Marco simboliza um pouco da realidade da região, onde as fronteiras são tão próximas e presentes, que por vezes parecem não existir.



É no Marco das três fronteiras que está há mais de 100 anos o obelisco com as cores da bandeira do Brasil que pode ser visto também do Paraguai e Argentina. Ao redor dele, há uma queda d´água com projeções de luzes.


Marco das três fronteiras

O melhor horário para visitar o marco é a tarde para ver o por-do-sol e ficar a noite, que é quando um show de luzes e de dança começam. Há apresentações representando a cultura dos três países, Brasil, Argentina e Paraguai.


Também há um restaurante onde é possível aproveitar para relaxar e degustar comidas tipicas enquanto aprecia a vista.
A visita ao Marco pra mim foi uma experiencia incrível me deixando ainda mais próxima da cultura Argentina e Paraguaia, sou apaixonada pelos detalhes de cada uma e viveer essa experiencia em foz foi muito especial. 

Rua Marco das Três Fronteiras, s/n 
Jardim El dourado, Foz do Iguaçu - PR
Horário: 
10:00–22:00
Telefone: (45) 3527-4221

4- Usina de Itaipu

Por fim quero falar deste passeio que me surpreendeu muitíssimo, fiquei apaixonada na engenharia envolvida na usina. É sem duvidas um passeio imperdível para quem está em Foz do Iguaçu.


Rio Paraná

Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares

Barragem da usina de Itaipu

 Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,4 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde que era de 98,6 milhões de MWh.

Visão panorâmica do vertedouro

Para a construção, foram usados 40.000 trabalhadores diretos. Para o material, foram usados 12.570.000 m3 de concreto (o equivalente a 210 estádios Jornalista Mário Filho) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.

Interior da usina

Na usina existem vários tipo de passeios:
Circuito especial: 78,00 visita interna e externa
Visita Panorâmica: 36,00 (de ônibus, apenas visão externa)
Porto Kattamaram: 80,00
Visão noturna: 18,00

Além destes passeios que destaquei neste post, quem tiver mais um tempinho pode visitar também o museu de cera dreamland e o vale dos dinossauros, que fica no caminho para as cataratas Argentinas.
Avenida das Cataratas, KM 14, nº 8.100


Espero que tenham curtido este post. .  
aguardem os próximos capítulos sobre as cataratas e sobre um pequeno passeio pela Ciudad del Este e Puerto Iguazu.

Comentários

Mais visitadas

Curitiba/PR - Roteiro Turístico

Megalomania Pernambucana

Santa Catarina - Roteiro turistico