Os encantos de Recife "Veneza Brasileira"

Que eu sou uma Pernambucana orgulhosa do meu estado maravilhoso todo mundo já sabe, mas se olharmos de perto eu visito mais outros estados do que o meu próprio (que doido isso!!).
Pernambuco é conhecido por suas maravilhas (veja post megalomanias pernambucanas), mas também por ser o coração do Nordeste devido os limites com vários estados do Nordeste como: Paraíba, Ceará, AlagoasBahia e Piauí. É  banhado pelo oceano Atlântico e falando em dimensões ocupa uma área de 98 149,119 km² tendo como capital cidade do Recife e sede administrativa o Palácio do Campo das Princesas.

Recentemente recebi um amigo muito amado que foi praticamente um irmão quando morei na Austrália, foi ai que levando ele para conhecer os pontos turísticos da cidade eu percebi que de nada adianta conhecer o mundo lá fora sem conhecer bem a nossa própria casa. Apesar dos números alarmantes na violência da grande Recife, é preciso mentalizar que este motivo não pode impedir-nos de desfrutas as belezas da nossa região, então o segredo é programar dias e horários estratégicos para fazer turismo pela cidade sem passar trabalho, por que você pode morar aqui há anos sempre haverá algum lugar para visitar ou alguma atração para participar.

Saimos então bancando os turistas, a turma "AussieBrasileira" Bruna, Alex, eu e o meu amigo visitante, o Rai. Decidi então compartilhar algumas das visitas que fizemos pra deixar aquele gostinho bom de voltar a Recife ou pra quem mora aqui, simplesmente de sair de casa mesmo.



Pernambuco coração do Nordeste

O centro histórico do Recife conta muito sobre a história do estado, mas trás consigo também muito entretenimento e uma gastronomia diversificada, nas proximidades do marco zero é possível gastar tempo nos armazéns do porto com diversas opções para tomar um chopp e jogar conversa fora.

Margens ao Parque de Esculturas Francisco Brennand

A Praça Barão de Rio Branco abriga o Marco Zero da cidade do Recife (instalado em 31 de janeiro de 1938, pelo Automóvel Clube de Pernambuco). É deste marco que são feitas todas as medidas oficiais de distâncias rodoviárias locais.

Marco Zero


Praça do marco zero

A capital do Pernambuco é também conhecida como a Veneza brasileira, por causa de sua paisagem cortada por rios, canais e dezenas de pontes que ligam um bairro ao outro. Com um cenário encantador, possui áreas verdes, prédios históricos e uma cultura bem marcante. O melhor dia da semana para visitá-la é aos domingos, quando o centro tem boa parte de duas ruas fechadas ao trânsito de carros, com isso é possível desfrutar da arquitetura da cidade com muita tranquilidade.

Recife, Veneza Brasileira

No centro histórico é possível conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes (Rua do Bom Jesus, 183, Recife Antigo), que tem bonecos usados no carnaval de Recife e Olinda, retratando personagens famosos, como políticos e artistas. A rua onde fica a Embaixada dos Bonecos Gigantes, chamada Rua Bom Jesus, além de ligar várias atrações do centro histórico, é lindinha, com casinhas coloridas e uma feirinha de artesanato.

Centro histórico - Rua Bom Jesus



Paço do Frevo é um espaço cultural dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo localizado na cidade do Recife. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, no Recife Antigo e funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h.
Paço do Frevo

 Museu Cais do Sertão é um dos mais legais de Recife, e conta a história do grandioso Luiz Gonzaga de um jeito super descontraído, com áudios, textos e peças antigas dele, como sanfonas, roupas, discos e objetos. Existem depoimentos de retirantes, contando porque saíram do Nordeste e foram tentar a vida em outros lugares do país.

Já era final de tarde, mas ainda deu tempo de ir na Torre Malakoff onde é possível ver a cidade do alto. A Torre Malakoff fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, no Recife Antigo e funciona de terça a sexta, das 10h às 18h, aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 15h às 19h. Neste dia em especial acontecia uma noite de eventos culturais com artistas regionais, poetas, cantores e compositores, dançarinos de maracatu e diversas cantigas.

Recife é uma cidade encantadora e para visita-la com tranquilidade dispense a época de carnaval. Para conhecer a história do estado a melhor alternativa é realizar um tour pelo centro histórico e museus que a cidade oferta! Você vai morrer de saudade mais vai voltar!


"Voltei, Recife

Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura"
Na rua abafando
Tomar umas e outras
E cair no passo"
Alceu Valença





Comentários

Mais visitadas

Curitiba/PR - Roteiro Turístico

Megalomania Pernambucana

Santa Catarina - Roteiro turistico